cod
cod

Projetos

Rafael Brugnerotto é autor da lei que proibe a extração do Gás de Xisto

Uma moratória já havia sido lançada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, mas foi revogada para dar espaço ao projeto proibitório.

Ao todo, 16 vereadores da Câmara de Cascavel assinaram o Projeto de Lei 101/2014, que tem como objetivo proibir a concessão de alvará ou licença para utilização do solo com a finalidade de exploração do gás de xisto (não convencional) pelo método de fratura hidráulica (fracking). 

O projeto já havia sido anunciado pelo vereador Rafael Brugnerotto, no dia da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores no dia 21. Rafael se comprometeu a lançar o projeto e uma série de outros vereadores se comprometeram a assinar. O referido projeto se tornou lei e hoje é uma realidade em Cascavel, servindo de exemplo para outros municípios como Toledo e Nova Santa Rosa.


A exploração do gás de xisto

O xisto betuminoso (também conhecido como folhelho ou xisto argiloso) é uma fonte de combustível. Quando submetido a altas temperaturas, produz um óleo de composição semelhante à do petróleo do qual se extrai nafta, óleo combustível, gás liquefeito, óleo diesel e gasolina. Estados Unidos, Brasil, China e Argentina são os países com as maiores reservas mundiais de xisto. Nos EUA a exploração está em franca expansão, apoiada no uso da técnica chamada de fracking, na qual ocorre o fraturamento hidráulico da rocha, processo de injeção de toneladas de água sobre alta pressão para o qual é necessária uma grande quantidade também de areia e produtos químicos. 

 

Outros Projetos

Ver todos os projetos

Lei de autoria de Rafael prevê multa para quem passar trotes em Cascavel

Na tentativa de coibir os trotes pelos telefones de atendimento de urgência e emergência do Samu e do Siate, o vereador Rafael Brugnerotto (PSB) é autor da lei que prevê punição a essa prática. A lei estabelece multa ao proprietário da linha telefônica de origem do telefonema de mau gosto ou então do responsável pela ligação. Brugnerotto, foi diretdor jurídico do Consamu Oeste (Consórcio Municipal Samu Oeste), e explica que a lei é aplicável porque é possível identificar a origem dos ...
Saiba Mais...

Associação Nacional de Apoio à Educação Infantil é homenageada na Câmara por Rafael e

Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da educação de base, os vereadores entregaram à ANAEI votos de louvor e congratulações na sessão desta terça-feira (19). A homenagem foi proposta pelo vereador Rafael Brugnerotto, através do Requerimento 197/2014. O vereador destacou a importância de dar visibilidade e reconhecer os esforços feitos por entidades e pessoas comprometidas com as mudanças sociais do país. Representando a Associação Nacional de Apoio à Educação Infantil, Jadir Saraiva de Rezende usou a tribuna para agradecer a homenagem ...
Saiba Mais...